Sobre

O relatório FIOS DA MODA: Perspectivas Sistêmicas Para Circularidade foi lançado em fevereiro de 2021 e consolida uma trajetória de 6 anos de atuação do Modefica com o setor têxtil e de confecção, sobretudo nosso trabalho de pesquisa e reportagem acerca das questões socioambientais das matérias-primas utilizadas na indústria da moda em geral, e do vestuário em específico.

Todos os dados do relatório Fios da Moda foram analisados e contextualizados utilizando a interseccionalidade como ferramenta de análise. O uso da interseccionalidade enquanto ferramenta analítica crítica está conectada ao ethos de justiça social e, por consequência, o material trouxe uma maior compreensão sobre as relações entre questões sociais, ambientais e de justiça social na produção das fibras têxteis.

A publicização do relatório levou em consideração desafios específicos para alcançar os resultados esperados. A saber:
i. como acessibilizar um relatório científico longo para públicos de interesse distintos?, ii. como transformar o relatório em metodologia prática? Em outras palavras, como estimular a práxis interseccional crítica a partir do conhecimento teórico explicitado no material? e iii. como estimular o uso do relatório como ferramenta de advocacy?

Linha do Tempo

quem fez

realização

O Modefica é uma organização de mídia e pesquisa que atua pela justiça socioambiental e climática com uma perspectiva ecofeminista.  Entendemos que vivemos em uma emergência ambiental e climática - e que as consequências da destruição ambiental podem ter impactos profundos na luta por justiça social, grandes rupturas nos processos sociais democráticos e atingir de forma mais dura determinados grupos vulnerabilizados, como as mulheres e as pessoas não-brancas. Procuramos fazer do jornalismo e da pesquisa ferramentas de transformação, colaborando com as causas sociais e ajudando a construir uma narrativa de responsabilização de autoridades públicas e privadas.

Instituições envolvidas

O Centro de Estudos em Sustentabilidade (FGVces) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP) é um espaço aberto de estudo, aprendizado, reflexão, inovação e de produção de conhecimento, composto por pessoas de formação multidisciplinar, engajadas e comprometidas, e com genuína vontade de transformar a sociedade. O FGVces trabalha no desenvolvimento de estratégias, políticas e ferramentas de gestão pública e empresarial para a sustentabilidade, no âmbito local, nacional e internacional. Seus programas são orientados por quatro linhas de atuação: (i) formação; (ii) pesquisa e produção de conhecimento; (iii) articulação e intercâmbio; e (iv) mobilização e comunicação.

Regenerate Fashion LLC é uma consultoria que auxilia empresas de moda e produtores têxteis globais na integração de práticas sustentáveis. Suas principais áreas de trabalho incluem avaliação de sustentabilidade, criação de estratégias para produtos e negócios, treinamento e capacitação, além de avaliação de têxteis de baixo impacto. A consultoria usa os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) como princípios orientadores para fornecer uma abordagem integral em seus serviços, e apresentou seu trabalho nos principais eventos do setor, como as conferências NEONYT, Copenhagen Fashion Summit, Textile Exchange Conference, entre outros.

apoio

A Laudes Foundation é uma fundação independente criada em resposta à demanda global urgente de acelerar a transição para uma economia global positiva para o clima e socialmente inclusiva. Para endereçar as crises do colapso climático e da desigualdade social, a Laudes apoia ações que inspiram e desafiam a indústria a utilizar seu poder para o bem. Como parte da empresa familiar Brenninkmeijer, tem como base o aprendizado de seis gerações nas áreas de empreendedorismo e investimento social privado. A Laudes Foundation dá continuidade à parte do trabalho desenvolvido pelo Instituto C&A e segue trabalhando de forma colaborativa para influenciar os fluxos de capital financeiro e transformar as indústrias da moda e da construção civil.

Acesse o report

Saiba mais sobre os impactos socioambientais das principais firbas usadas na indústria da moda

Compartilhe
nas Redes

Fique por Dentro

Assine para receber pesquisas, matérias e outras novidades sobre sustentabilidade.

modefica-logo
fgvces-logo
re-generate-logo
laudes-foundation-logo
Design   Logo FuturamodaExperiência  Logo Voice 176
Copyright © 2021 por Instituto Modefica